Internada há 36 anos em UTI lança livro de memórias escrito com a boca

ELIANA09.jpg

 

Faz 36 anos que Eliana Zagui vive deitada num leito de UTI do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas de São Paulo. Vítima de paralisia infantil aos dois anos, ela perdeu os movimentos do pescoço para baixo. Respira com ajuda de equipamentos.

Na cama, a menina se formou no ensino médio, aprendeu inglês, italiano, fez curso de história da arte e tornou-se pintora. Tudo isso usando a boca para escrever, pintar e digitar. Hoje, lança (só para convidados) seu primeiro livro: "Pulmão de Aço - uma vida no maior hospital do Brasil" (Belaletra Editora).

Pulmão de aço é o nome de uma máquina, inventada na década de 1920, parecida com um forno. As pessoas com insuficiência respiratória eram colocadas dentro dela, com a cabeça de fora.

Eliana ficou cinco dias lá dentro, mas não funcionou. A pólio havia paralisado completamente o diafragma e a deglutição. Ela teve, então, que ser conectada para sempre a um respirador artificial. Só consegue ficar poucas horas longe do aparelho.

Marisa Cauduro/Folhapress

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1073842-internada-ha-36-anos-em-uti-lanca-livro-de-memorias-escrito-com-a-boca.shtml

2 Response to "Internada há 36 anos em UTI lança livro de memórias escrito com a boca"

Anônimo disse...

Marcela, achei incrível essa história, e espero que o livro chegue logo as livrarias! =D um abç, Bianca.

Anônimo disse...

Após ter conhecimento de tua breve historia Eliana, tenho certeza que qualquer queixa da minha vida seria ingratidão demais.Que Deus continue te ajudando ... Parabéns! Também quero ler o livro.

Postar um comentário

 
powered by Blogger