MOVIMENTO VIVA VITÃO LANÇA DOCUMENTÁRIO CHOCANTE SOBRE TRÂNSITO

 

Olha eu aí, participando desse projeto lindo!!!

 

“Luto em Luta”

Documentário do diretor Pedro Serrano, integrante do Movimento Viva Vitão, escancara a bárbarie dos acidentes de trânsito no Brasil

O documentário “Luto em Luta” traz à tona uma triste realidade paulistana, e por quê não dizer brasileira. A ideia e produção é do diretor Pedro Serrano, um dos fundadores do Movimento Viva Vitão, que surgiu logo após o acidente que matou o jovem Vitor Gurman, de 24 anos, atropelado na rua Natingui, na capital paulista.
O documentário expões através de depoimentos de vítimas, familiares e imagens de acidentes a tragédia diária do trânsito de São Paulo, que chega a matar todos os anos mais do que guerras e desastres naturais. Buscando abordar todas as facetas deste tema, Pedro ouviu especialistas em trânsito, médicos, psicanalistas, jornalistas, juristas, políticos e cidadãos comuns. Entre os que aparecem no documentário, destaque para Ricardo Young, Gilberto Dimenstein, Heródoto Barbeiro, José Gregori, Floriano Pesaro e Rafael Baltresca, que perdeu a mãe e a irmã atropeladas e hoje segue na luta com o Não Foi Acidente.

O documentário se divide em três partes

Barbárie

Nesta parte inicial da obra temos um panorama da atual situação do trânsito na cidade de São Paulo. Violência e desordem são expostas pela ótica de pessoas ligadas direta e indiretamente ao caos do trânsito paulistano. São elas: Engenheiros especializados em trânsito, médicos, policiais, jornalistas, políticos, líderes de direitos humanos e associações, promotores, juízes, psicanalistas, ciclistas, pedestres, cidadãos comuns.
Recortes do cotidiano complementam este início mostrando esta realidade cruel: blitz de trânsito, carros destruídos, acidentes, marcas deixadas nos locais e entrevista com sobreviventes, que a cada dia tem que aprendem a reviver e lidar com a dor e as sequelas de um acidente.

O Luto

Depoimentos de pessoas que perderam parentes, amigos e conhecidos em acidentes de trânsito contam como foi a experiência desta tragédia. Histórias de dor e superação, de como vivenciaram o luto ou transformaram ele em luta.

A Luta

Retrato de ONGs, Movimentos e Associações que tenham surgido em função de uma perda, ou que simplesmente partiram de iniciativas de cidadãos que não esperaram o governo agir para tentar mudar esta situação de caos. É o caso do Movimento Viva Vitão e do Movimento Não Foi Acidente, que lutam por um trânsito menos violento.

A partir destes exemplos, formulamos a teoria conclusiva do filme, de que a sociedade civil é sim capaz de mudar um cenário macro ambiental como esse através de seus próprios atos e de que sua voz tem uma papel fundamental na pauta de ação das entidades governamentais.

Em breve nos cinemas!

Documentário “Luto em Luta”
Duração: 72 min.

Ficha técnica:

Escrito e Dirigido por Pedro Serrano

Produzido por Pedro Serrano e Sophia Tess
Produção Executiva – Marco Silva
Coordenação de Produção – Daniela Kern
Direção de Fotografia – Ricardo Marques “Kbça”
Edição – Pedro Serrano
Artes – Rodrigo Lemos e André Oliveira
Colorista – Marcio Pasqualino
Trilha Sonora – Lucas Mayer
Desenho de som – Renato Castro

Produtora: Like Filmes
Produtora de Som: Menina Produtora e Dafne Music
Color Correction: Psycho n Arts

Mais informações:

Pedro Serrano
Diretor
55 11 9 9978.4118
pedro@likefilmes.com.br

Julia Reina
Imprensa | Movimento Viva Vitão
55 11 9 8342-9447

2 Response to "MOVIMENTO VIVA VITÃO LANÇA DOCUMENTÁRIO CHOCANTE SOBRE TRÂNSITO"

Hamilcar disse...

Realmente, a realidade é chocante, sensibiliza a gente!Um video muito importante de se ver para poder refletir! Hamilcar.

Unknown disse...

muito legal!!espero que a contribuição linda de vcs e de todos os envolvidos dê muito bons frutos...

Postar um comentário

 
powered by Blogger