Dissolvendo emoções negativas em 3... 2... 1... por Mariana Viktor.

Dissolvendo emoções negativas em 3... 2... 1...

- Caraca! Por que não consigo mudar meu comportamento se sei que ele me traz problemas?!
Todo mundo já se fez essa pergunta. E o "caraca!" tem sentido: se a gente sabe que precisa mudar, por que não muda?
Por causa da emoção.
Se a coisa estivesse só na cabeça, como uma ideia, era facinho mudar. Bastava trocar um ponto de vista torto por outro que fizesse sentido... mas quando junta emoção à ideia, você tem uma crença. E daí, pra mudar, complica. Pode ver: todo fanático é fanático justamente porque emocionaliza seu ponto de vista e o transforma numa crença. Veja o que acontece no Oriente Médio, nos estádios de futebol ou numa discussão de casal. "Você NUNCA me ouve!" "Você SEMPRE deixa a cueca no chão do box!"

Se você quer parar de comer alimentos que engordam, por exemplo - porque sabe que eles vão afetar seu peso, saúde e autoestima -, mas uma emoção sussurra no seu ouvido que você precisa comer todo o bolo de chocolate "pra se acalmar" ou "preencher um vazio no estômago", é certo que continuará comendo até não sobrar migalha. E quando estamos diante de uma crença, seja própria ou alheia, não adianta blábláblá, pensamento positivo, argumentos racionais - a emoção vence sempre e parece ganhar até mais força se tentamos fazer queda de braço com ela. O velho Shakespeare estava coberto de razão quando disse que o coração tem razões que a própria razão desconhece.
Bem, e o que fazer, então, para que não fiquemos eternamente presos em algum lugar do passado? Como falar com o coração e dissolver as emoções negativas congeladas há tanto tempo, às vezes há décadas, para que elas desapareçam e deixem a vida fluir e nós com ela?
A primeira coisa a fazer é reconhecer a emoção ou as emoções que estão pegando: "estou com medo de...", "estou com raiva de...", "estou me culpando por...", "estou triste porque..." Isso vai trazer a emoção pra luz da consciência, tirando-a dos subterrâneos onde se esconde. É o primeiro passo.
Depois, é possível anular a força dessa emoção usando algumas técnicas eficientes, seguras e muito simples, como a EFT ou Emotional Freedom Techniques, também conhecida como acupuntura emocional sem agulhas. Se a EFT não fizer efeito é sinal de que existe por baixo outra emoção que deu origem à emoção aparente - e neste caso o ideal é procurar um profissional experiente em EFT que ajude você a identificar o que está escondido aí dentro, para então acessar a emoção correta e anular seu peso e influência em sua vida.
A dificuldade de localizar a emoção deve-se ao fato de muitas vezes ela estar alojada lá na infância e ter desaparecido da memória a que temos acesso. Mas o fato de ter desaparecido da memória acessível não significa que tenha deixado de influenciar nossa vida. Atendi a vários clientes, por exemplo, cujo trauma de nascimento afetava a vida pessoal, afetiva e profissional. E como saber que era o trauma de nascimento que causava tantos bloqueios? Porque uma vez que a EFT foi feita especificamente pra essa questão, as pessoas conseguiram modificar seu comportamento naturalmente diante dos mesmos desafios. E como diferentes comportamentos geram diferentes resultados, a mudança se torna visível.

Porém, nem sempre o nó é tão evidente, e muitas vezes pode ter sido originado por algo aparentemente banal, mas que foi interpretado de forma superlativa, distorcida ou completamente equivocada, gerando bloqueios mais difíceis de localizar.
Feita a limpeza das emoções que seguram nossa vida no modo freeze é só seguir atento pra não deixar novas emoções negativas se acumularem.
E como fazer isso? Expressando-as no momento em que surgirem. Não, isso não significa gritar, quebrar as coisas e socar a cara das pessoas quando a raiva chegar. E nem sentar na calçada arrancando os cabelos de frustração caso algo não tenha dado certo, ou chorar um rio Amazonas no meio do expediente quando ficar triste. Significa apenas expressar a emoção:
- Você pode se habituar a dizer "não" sempre que for o caso e sem alterar um músculo do rosto nem produzir 1 grama de adrenalina. Um "não" dito na hora certa evita muitos terremotos que poderiam acontecer se você tivesse dito "sim" contra a sua vontade.
- Se a frustração ou tristeza foi causada por alguém que prometeu e não fez, diga a essa pessoa como está se sentindo. Não precisa alterar a voz, basta dizer. Só.
- E se for impossível expressar a sua emoção diretamente pra pessoa, desabafe escrevendo ou conversando com algum amigo. Você vai perceber que, mesmo que a chateação continue presente, a carga emocional diminuiu bastante e o problema tornou-se mais administrável.

1 Response to "Dissolvendo emoções negativas em 3... 2... 1... por Mariana Viktor."

Emma Williams disse...

Are you tired of trading with the login and signup errors in Binance? If yes, take your phone and dial Binance Customer Service Number 1800-665-6722 which is always there to provide support to you irrespective of time. You need not worry about the quandaries as the team is always put their best to deliver excellent services to the users. You can access their services at any time as you don’t have to deal with any obligations.

Postar um comentário

 
powered by Blogger