Depoimento: Marina Tocci

 

MA TOCCI

Marcela ... Quando eu penso nela a única coisa que vem a cabeça é um bem estar ! Esse sim é o real significado da palavra BEM ESTAR!
Para quem não me conhece , sou Marina ! Amiga da Marina irmã da Marcela e que hj depois de td o que aconteceu considero essa família mais do que muita gente na minha vida.
Vou contar um pouco da minha história para vcs saberem o REAL significado da Marcela para mim.
Há quase 5 anos atrás perdi a minha mãe , que sofreu um AVC gravíssimo , ficou 7 dias em coma na UTI de um hospital e infelizmente não resistiu. Perdi meu chão , minha vida , minha companheira , meus conceitos , os meus pensamentos em que acreditar , incertezas ... E com uma pergunta só na minha cabeça ... Pq ?
Um tempo depois ... Um pouco mais "forte" (se é que podemos dizer assim) de td o que eu tinha passado , ocorreu o acidente.Eu nunca mais tinha passado em frente a um hospital, qto menos entrar em uma uti. Alias passava a léguas de um hospital. Mas alguma coisa me dizia que eu tinha q ir lá , dar um abraço nessa família q estava precisando de carinho ,palavra que vc aprende depois de um "tempo" o REAL significado.Bom , foi o que eu fiz. Cheguei , falei com a Marcia e subi para ver a Marcela com a minha amiga Fernanda. Acho q não tive sensação igual qdo cheguei e lavei as mãos na pia antes de entrar na uti , afinal de contas a última vez que tinha feito aquilo , foi para ver a minha mãe.
Entramos na "sala" que a Marcela estava e me deparei de novo com aquela primeira palavra importante desse texto: CARINHO! Mtas imagens de santos , Nossa Senhora , cremes para massagea-la , um aparelho de som para ela ouvir um Charlie Brown , fotos e principalmente o carinho das enfermeiras !
Depois fui para aquele olhar da Marcela. Um olhar de : Olha ! Estou aqui !! VIVA ! Entendendo tudo o q a Fernanda e eu conversávamos com ela. Te digo que todas as perguntas que eu me fazia com o q aconteceu com a minha mãe , ali , naquela hora foram respondidas. Não sou uma pessoa que falo muito em religião mais Deus estava lá. As duas palavras em conjunto: DEUS e FÉ !
A Marcela continuou por um bom tempo (como vcs já leram aqui na uti). Durante esse tempo conhecemos mtas pessoas , histórias de pessoas que passaram e continuam passando pelo mesmo que a Marcela.
Até que então surgiu O dia !! A Marcela vai ser transferida para o quarto ! MTA festa , mta emoção , mta coisa boa e mais uma palavra importante para aprender : FELICIDADE!
Ai começávamos um outro desfio. Que para o grupo que éramos , não era nada ! Era um "rodízio" de pessoas muito queridas para não deixar a Marcela sequer 1 minuto sozinha. Um dia ficamos a madrugada no hospital! Eu , a Marina e a Fernanda. Passamos a madrugada ali acordadas cuidando da Lela , que para mim na minha cabeça , daria e dei o mesmo cuidado a ela se tivesse tido a chance de dar para a minha mãe. Na manhã seguinte chegou a Marcia , pronto ! Era hora de irmos para casa ! Mas antes recebi um dos melhores abraços que recebi depois que perdi a minha mãe. Da Marcia ! Abraço de MÃE ! Daqueles que vc não tem como descrever. Outros dias se passaram , dias bons e dias ruins também. Com mtos enfermeiros queridos demais , mta gente , mtas visitas , mto trabalho , fono , fisio e mais uma palavra importante para esse texto: AMOR !
Dali em diante eram só noticias boas ! Claro que depois de um (desculpe o meu "Frances") PUTA susto , todas as noticias eram boas ! Um dia era : tiraram a traqueo ! No outro dia era : Ela já esta comendo ! No outro dia : Ela mexeu os braços ! E eu sempre indo ao hospital ... Não sei como aquele meu "medo" tinha passado ! Alias sei ! Uma força maior , uma vontade de ver ela BEM ! O que ia acontecendo dia a dia , aos poucos! Mas não existe aquele ditado : Devagar e sempre ? Então é devagar e sempre que vamos ! Passamos muito tempo ali , todos juntos , nos esforçando para mim era quase uma necessidade ver todos os dias aquele olhar e o mais importante aquele OI BI !! que eu ouvi todo dia dela ! Aquilo me fazia um bem ! Nossa Senhora !
E ai veio a noticia que a Marcela ia para casa ! Corremos nós 3 (eu , Marina e Fernanda) para fazermos uma festinha na casa da Marcia , claro que festinha = a bagunça ! Mas quem liga ? A Marcela estava indo para CASA ! Lembro que qdo a Marcela entrou em casa era ela chorando , a Marcia chorando ... Todo mundo chorando ! Eu abracei a Marcia e disse: Vc conseguiu ! A Lela voltou para casa ! Coisa que eu não tinha conseguido ! As nossas forças estavam lá ! E ai que surgiu uma pergunta : E agora ? Outra parte da luta ! Ajudar a Marcela com o conviver na casa dela ! Fazer as coisas básicas.
Mtas visitas , mta gente (eu com uma ciumera desgraçada! rs). E de lá começamos outro passo. As fisios em casa e no hospital , mtas consultas em médicos , mtas informações etc ... A primeira vez que a Lela saiu de carro de novo eu estava junto , no começo foi difícil para ela , mas depois claro ela tirou de letra ! Mtas dificuldades , mtas saidas e chegadas , mtas coisas na cabeça até o dia que eu vi a Marcela em pé na barra. Ali voltava uma palavra desse texto : Deus ! Ela a alguns meses atrás estava em coma , gravíssimo , em uma uti ... e nós estávamos ali , vendo ela em pé !! Com dificuldade , claro ! Mas EM PÉ ! Depois daquele dia acho que mta coisa mudou , tanto para mim quanto para todos que participaram daquilo tudo ! MTAS dificuldades , mtos altos e baixos , mtas risadas , mtos choros mas uma certeza a Lela estava com a gente. Estava lá continuando a luta ! Sabendo das dificuldades mas continuando. Durante todo esse tempo , até hoje só aprendi muita coisa com ela ! Entendi muita coisa ! Aprendi o significado de certas palavras que a vida me ensinou enqto eu estava ao lado dela.
Claro que contei tudo aqui de uma maneira resumida , se contasse tudo não caberia aqui ! Vcs vão ler textos de outras pessoas tb que passaram de um jeito ou de outro esse momento da Marcela. Mas passamos juntos ! Um momento importante , que mudou a vida da Lela e com certeza de mtas pessoas. A Marcela continua a luta dela , uma luta diária e a cada dia que passa graças a Deus esta melhor ! Acho que posso terminar esse texto dizendo que a Marcela é uma certeza ! Uma certeza ligada as palavras Deus , fé , luz , amor , carinho e determinação. É um orgulho ! É o significado de uma força maior que sabemos que existe e o significado da palavra VIDA ! Ai agora entra a amiga , viajante , que esta um pouco em falta , devido ao trabalho , mas posso falar uma coisa MTA sinceridade tem 2 pessoas que penso TODOS os dias : Minha mãe e a Marcela ! E fecho aqui com outra sinceridade que falo para poucas pessoas TE AMO Lela e Marcia ! O espaço de vcs no meu coração esta aqui ! Já tranquei e joguei a chave fora !

2 Response to "Depoimento: Marina Tocci"

Marcia Marzocchi disse...

Marina... minha menina... você também faz parte da vida da gente, da família da gente, do amor da gente! Obrigada por tudo, sempre!

Ludmilla Monfardini disse...

Belas palavras Marina, também passei por uma situação parecida com a minha irmã, e nesse momento o apoio da família e dos amigos são essenciais. Foram dias de muitas lutas desde o acidente até a recuperação e adaptação à nova fase, mas Deus nos abençoou e continua nos abençoando, e o amor que temos é grande e nos ajuda a lidar com a situação.
Deixo aqui o meu carinho sincero à Marcela, sua família e seus amigos. Que Deus abençoe voces sempre!

Postar um comentário

 
powered by Blogger